segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bibliografia Básica...

3. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (publicado em abril de 1864)

Enquanto o Livro dos Espíritos apresenta a Filosofia Espírita e O Livro dos Médiuns a Ciência Espírita, O Evangelho Segundo o Espiritismo oferece a base e o roteiro da Religião Espírita.

Logo na introdução deste livro, o leitor encontrará as explicações de Kardec sobre o objetivo da obra, esclarecimentos sobre a autoridade da Doutrina espírita, a significação de muitas palavras freqüentemente empregadas nos textos evangélicos, a fim de facilitar a compreensão do leitor para o verdadeiro sentido de certas máximas do Cristo, que a primeira vista podem parecer estranhas.

Ainda na introdução, refere-se a Sócrates e a Platão como precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo.

O Evangelho Segundo o Espiritismo compõe-se de 28 capítulos, 27 dos quais dedicados à explicação das máximas de Jesus, sua concordância com o Espiritismo e a sua aplicação às diversas situações da vida.

O último capítulo apresenta uma coletânea de preces espíritas sem entretanto constituir um formulário absoluto, mas uma variante dos ensinamentos dos Espíritos e Verdade.

Os ensinamentos que contém são adaptáveis a todas as pátrias, comunidades e raças. É o código de princípios morais do Universo, que restabelece o ensino do Evangelho de Jesus, no seu verdadeiro sentido, isto é, em Espírito e Verdade.

Sua leitura e estudo são imprescindíveis aos espíritas e a todos que se preocupam com a formação moral das criaturas, independente de crença religiosa.

É fonte inesgotável de sugestões para a construção de um Mundo de Paz e Fraternidade.

Bibliografia Básica...²

2. O LIVRO DOS MÉDIUNS (publicado em janeiro de 1861)
Este livro reúne o ensino especial dos Espíritos Superiores sobre a explicação de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com os espíritos, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que eventualmente possam surgir na prática mediúnica.
É constituído de duas partes: Noções preliminares e Das manifestações espíritas.

Dentre os vários assuntos que aborda, destacam-se: provas da existência dos Espíritos, o maravilhoso e o sobrenatural, modos de ser e proceder com os materialistas, três classes de espíritos, ordem a que devem obedecer os estudos espíritas: a ação dos Espíritos sobre a matéria, manifestações inteligentes, as mesas girantes, manifestações físicas, visuais, bicorporeidade, psicografia, laboratório do mundo invisível, ação curadora, lugares assombrados (com comentários sobre o exorcismo) tipos de médiuns e sua formação, perda e suspensão da mediunidade, inconvenientes e perigos da mediunidade, a influência do meio e da moral do médium nas comunicações espíritas, mediunidade nos animais, obsessão e meios de a combater, trata também de assuntos referentes à identidade dos Espíritos, às evocações de pessoas vivas, à telegrafia humana, além de vários temas intimamente relacionados com o Espiritismo experimental.

Não menos importante são os capítulos dedicados às reuniões nas sociedades espíritas, ao regulamento oficial da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritos e ao Vocabulário Espírita.

Como se observa, o Livro dos Médiuns é a obra básica da Ciência Espírita, graças a ele, o espiritismo firmou-se como Ciência Experimental.

Embora publicado há mais de 100 anos, seu conteúdo é atual, seus ensinamentos permitem ao leitor estabelecer relações evidentes da Ciência Espírita com várias conquistas científicas da atualidade.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bibliografia Básica...¹

1. O LIVRO DOS ESPÍRITOS (publicado em 18 de abril de 1857)

Este é o livro básico da Filosofia Espírita. Nele estão contidos os princípios fundamentais do Espiritismo, tal como foram transmitidos pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, através do concurso de diversos médiuns. Seu conteúdo é apresentado em 4 partes. Das causas primárias. Do mundo espírita ou dos espíritos. Das Leis Morais e das esperanças e consolações.

Eis alguns dos assuntos de que trata: prova da existência de Deus, Espírito e Matéria, formação dos mundos e dos seres vivos, povoamento da Terra, pluralidade dos mundos, origem e natureza dos Espíritos, perispírito, objetivos da encarnação, sexo dos Espíritos, percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos, aborto, sono e sonhos, influência do Espíritos nos acontecimentos da vida, pressentimento, Espíritos protetores e outros temas de real interesse ao homem atual.

Na parte relativa às Leis Morais, os temas versam sobre o bem e o mal, a prece, necessidade de trabalho, casamento, celibato, necessário e supérfluo, pena de morte, influência do Espiritismo no Progresso da Humanidade, desigualdades sociais, igualdade de direitos do homem e da mulher, livre-arbítrio e conhecimento de si mesmo.

E, finalmente, na última parte, refere-se aos temas: perdas de entes queridos, temor da morte, suicídio, natureza das penas e gozos futuros, Paraíso, Inferno e Purgatório.

É um livro que abre novas perspectivas ao homem, pela interpretação que dá aos diversos aspectos da vida, sob o prisma das Leis Divinas, da existência e sobrevivência do Espírito e sua evolução natural e permanente, através de reencarnações sucessivas.

Seus ensinamentos conduzem o homem atual à redescoberta de si mesmo, no campo do espírito, fornecendo-lhes recursos para que compreenda, sem mistério, que é, de onde veio e para onde vai.

Cine Espírita...

ESTRÉIA 03 DE SETEMBRO DE 2010
Baseado na obra de Chico Xavier
NOSSO LAR
                                                                   
Nosso Lar é o um dos livros - o mais vendido até hoje - psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier, que compõem uma coleção intitulada A Vida no Mundo Espiritual, atribuída ao espírito André Luiz. No movimento espírita brasileiro essa coleção é também conhecida como Série Nosso Lar.


- em breve colocarei aqui no blog o AudioBook do livro! -



domingo, 9 de maio de 2010

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Leitura...

Violetas na Janela é um romance espírita, narrado pelo espírito "Patrícia" e psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.
Patrícia desencarnou aos dezenove anos, de forma tranqüila: foi como dormir e acordar no plano espiritual, entre amigos. Violetas na Janela mostra o relato de uma pessoa consciente do que é a desencarnação. Narra com simplicidade as belezas que encontrou no plano espiritual, além das dúvidas que teve, do tipo: Como se alimentar? Como se vestir? Sentiria frio? Usaria o banheiro? Patrícia descreve com clareza a colônia para onde foi levada, e o mais importante: fala da ajuda que obteve dos familiares espíritas e da sustentação psicológica diante da morte de entes queridos. O audiolivro, interpretado por diversos atores, é narrado por Vanessa Vybb, num trabalho de sonoplastia adequada e trilha sonora serena, detalhes que ajudam a visualizar o cenário espírita que Patrícia nos narra com tanta emoção. Sem duvida, estava maravilhosa descrição encantará a todos os ouvintes!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

As dificuldades em aceitar o espiritismo...

Há vários e vários motivos pelos quais alguém pode se recusar a aceitar o Espiritismo, antes e depois de conhecê-lo.

Antes de conhecê-lo, muitos já o rejeitam de pronto: pode ser por já estarem satisfeitos com sua crença (doutrinária, religiosa, filosófica) atual, o que é completamente legítimo; mas também pode ser por terem algum preconceito contra o Espiritismo, e então se recusarem a sequer levá-lo a sério (o que não é lá muito legal, mas devemos entender e respeitar, sempre).

Pois é, mas não é disto que vamos tratar! Viemos falar sim daqueles casos em que a pessoa até se aprofundou um pouco, conheceu os principais elementos da Doutrina Espírita, de início até gostou e estava interessada, mas depois acabou a rejeitando, a relegando ao esquecimento, por ter se deparado com dificuldades em aceitá-la.

Essas dificuldades podem ser de muitos tipos: talvez se tenha tido uma idéia inicial errada a respeito do Espiritismo, como a de ser a solução mágica (e automática) para todos os problemas, e depois, claro, veio a inevitável decepção; ou talvez o iniciante tenha... se assustado com o Espiritismo! Sim, essa é uma das possibilidades, e é sobre ela que vamos falar hoje em especial.

O "susto" ao ter o primeiro contato com o Espiritismo é de todo compreensível: descobre-se que nunca ou quase nunca se está de fato sozinho, já que há bilhões de almas desencarnadas, em todo lugar, e elas não respeitam barreiras físicas, só as espirituais, podem interagir conosco em diversos graus, etc.

Descobre-se também que não existe tanta liberdade de pensamento assim, pois tudo o que pensamos (de bom e de mau) produz efeitos sobre nós e também no mundo espiritual, podendo, muitas vezes, ser "ouvido" ou "percebido" pelos irmãos desencarnados (não sem alguns efeitos, igualmente bons ou maus, conforme o que se pensou)...

Isto tudo pode assustar o iniciante. De uma hora para outra, conforme ele começa a ter contato com o Espiritismo, o mundo como conhecia "vira de pernas para o ar"!

Com o perdão de se estar fazendo uma analogia talvez um pouco infantil, é quase como quando Harry Potter recebe a visita de Hagrid, no primeiro livro da série (A Pedra Filosofal), e descobre que tudo que ele sabia até então não passava de meia verdade: havia todo um mundo desconhecido (mágico, no caso de Harry; espiritual, no caso do Espiritismo), mas que na verdade não tem nada de novo, sempre esteve lá, só não se sabia.

Conhecer o Espiritismo, e toda a realidade que até então se ignorava, costuma trazer sensações maravilhosas! Saber que a morte não existe, que nossos amados e queridos que se foram nunca deixam de existir, que essa não é nossa primeira nem nossa última vida, que apenas evoluímos como espíritos, não havendo como regredir, que não há sofrimento eterno ("inferno" ou algo do gênero), que há pessoas com "poderes mágicos" (faculdades mediúnicas)... tudo isto traz reconforto e encantamento à alma!

Mas estes novos saberes implicam também toda uma dose de estranhamentos, como os "sustos" que mencionamos, além de inúmeras responsabilidades que muitas vezes nem sequer imaginávamos que tínhamos!

É, o Espiritismo traz grandes novidades, mas nem todas suaves aos ouvidos: somos eternamente responsáveis por nossos atos, bons ou maus (há relativizações e exceções, mas isso fica para um outro post); nossos débitos passados devem ser "resgatados"; o suicídio não resolve os problemas, nem permite que se fuja deles, muito pelo contrário, só os agrava (idem, isto também renderia um outro post); somos talvez não os únicos, mas os maiores responsáveis pelos nossos sofrimentos passados, atuais e futuros...

E tudo isto, para muitas pessoas, pode ser insuportável: um "preço" muito alto para se acreditar no Espiritismo, mesmo que ele nos traga notícias tão boas, e implique um conhecimento tão vasto sobre o "lado de lá" da vida.

O que fazer então para ajudar esses nossos irmãos que, embora já conheçam ao menos um pouco o Espiritismo e tenham o achado interessante, estejam receosos de aceitá-lo?

Primeiro, seria interessante recomendar que procurem os livros com ensinamentos teóricos básicos (O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns), e também aqueles com ensinamentos práticos (um bom começo é a série de livros A Vida no Mundo Espiritual, que começa com Nosso Lar, todos escritos pelo Espírito André Luiz e psicografados por Chico Xavier).

Também seria útil indicar Centros Espíritas sérios, onde sempre é possível assistir a palestras, dialogar com colegas mais conhecedores do Espiritismo, receber atendimento (caso precise), alugar livros, etc., tudo sem gastar nada.

Isto é importante porque, adquirindo maiores conhecimentos, o iniciante vai descobrir que não há o que temer, em nenhum daqueles tópicos que mencionamos (responsabilidades mil, espíritos em todo lugar, pensamentos "audíveis", etc): para cada um deles, há uma razão (bela e divina) de ser.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dica de Leitura...



Primeiro livro psicografado por Francisco Cândido Xavier; médium que veio a tornar-se um dos mais profícuos instrumentos da Espiritualidade superior, com um grande número de obras editadas.
Parnaso de Além-Túmulo, ditado por 56 poetas da língua portuguesa, brasileiros e portugueses, é preciosa coletânea, quer pela variedade de temas, quer pela superior inspiração, apresentando, os autores, uma das provas subjetivas mais robustas em favor da sobrevivência da alma após a morte.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Filme Chico...

O longa que conta a história do médium mineiro, “Chico Xavier”, ultrapassou a marca de mais de dois milhões de telespectadores. Batendo o recorde de melhor estreia de filme nacional nos últimos 20 anos, só no final de semana dos dias 16 a 18 de abril, 300 mil pessoas foram ao cinema assistir ao filme.
Informações: www.chicoxavierofilme.com.br

domingo, 2 de maio de 2010

Cine Espírita...


Por que assistir ao filme de Chico Xavier?

Para os emocionais:
Em um mundo onde muitas pessoas tem necessidades de exemplos e representações para respaldar suas escolhas, o filme mostra sem pieguices ou charlatonismos a importância social do maior exemplo contemporâneo de nosso país da pratica da tolerância, do amor ao próximo, da resignação e doação aos seus propósitos. Ele mostra a importância do admitir-se errado e a necessidade do recomeço.

Para os mais “críticos”:
Esse filme é tecnica e esteticamente uma satisfação cinematográfica. Excelentes atuações e recortes em 95% das cenas. A narrativa passa longe de dramalhões e apelações que tanto nos incomodam no cinema nacional. O filme é Cult e popular. Poucos conseguem conquistar tanto.

É conhecer para saber falar, mesmo que seja mal.

Técnica e elenco
Em um filme que fala sobre espiritos, manifestações ocultas e misterios de varias naturezas é mais que esperado algum efeito especial, não é? O filme usa o recurso de forma pontual e de forma dosada. A cena em que observamos mais o recurso é no inicio da primeira psicografia feita por ele, onde recebe a primeira mensagem de sua mãe morta durante a infãncia dele. Uma cena forte com uma "jogada" de camera inteligente!
A edição é muito feliz na grande maioria dos momentos tendo mérito honroso já que uma narrativa mista, como é a do filme com constantes “flash back”, deve ser trabalhado com muita cautela. A produção do figurino e da maquiagem é precisa e somam no conjunto construtivo das cenas, desde a caracterização dos atores até objetos de apoio dos atores.
As inevitáveis ressalvas do filme começam com o elenco. Eu não consigo desvencilhar a Cristiane Torloni (Gloria) ou o Tony Ramos (Orlando) das novelas globais, e mesmo com a expressiva dedicação e esforço deles fica difícil “engolir” algumas cenas. Muito mais pela Torloni que não acerta no tom dramático de sua personagem Glória, mãe de um rapaz morto acidentalmente pelo amigo e por isso rancorosa, amargurada e endurecida.
Mas Giovanna Antoneli, em um momento primoroso de interpretação, conseguiu me emocionar com sua personagem Cidália, simples e acolhedora. Além dos interpretes de Chico Nelson Xavier (1969/1975), Ângelo Antonio (1931/1959) e Matheus Costa (1918/1922) serem aquilo que nós esperamos que um ator seja ao assumir um personagem tão emblemático como esse.
Um destaque maior para a personagem de Giullia Gan, Rita, a madrinha malvada de Chico que praticava todas as violações de direito do E.C.A. durante a infância de Xavier. Ela está assustadoramente perfeita na curta, mas densa aparição no filme.