sexta-feira, 21 de junho de 2013

Psicosfera, o nosso meio ambiente espiritual.


Cada um dá diferentes interpretações para situações semelhantes. O que para um é bonito, para outro poderá ser feio; aquilo que para o primeiro é um pequeno problema, para o segundo é uma dificuldade intransponível; o que é supérfluo para alguns, para outros é fundamental.

  Os pequenos e constantes julgamentos que fazemos no dia-a-dia dos fatos, situações, objetos, pessoas e sentimentos resultam das vivências desta ou de outras vidas, as quais a nossa mente reconhece positiva ou negativamente e cria um cenário individual, que é a "interpretação da realidade psíquica". Cada um "sonha" o mundo de acordo com suas experiências psíquicas e é essa visão dos acontecimentos que direciona nosso comportamento, nosso modo de agir.

Como cada indivíduo cria o seu próprio mundo particular; estamos mergulhados em um mundo psíquico de proporções gigantescas - interagindo, induzindo, influenciando-nos mutuamente.

Joanna de Ângelis diz que "o teu pensamento é fonte de vida que não podemos descurar". Hammed, Espírito, afirma que vivemos onde o pensamento nos coloca e que, através do pensamento, criamos "formas mentais", que não são passivas e agem intensamente em torno do seu criador. É formada então, uma atmosfera fluídica, a psicosfera, o nosso meio ambiente espiritual, de acordo com a faixa vibratória relativa.

Pensamentos e sentimentos negativos, viciados, de ódio ou vingança, produzem uma pesada atmosfera ao redor da fonte geradora, tornando o indivíduo amargo, negativo que, como uma antena captadora, atrairá para si o intercâmbio, na dimensão material e espiritual, na mesma faixa vibratória.

Quando o indivíduo é mais moralizado, ou se esforça para ser, e procura manter bons pensamentos, boas ações, torna-se portador de uma certa iluminação, tornando mais fácil o auxílio e o contato com a espiritualidade superior. Mantendo uma vibração (sintonia) elevada, transforma-se em pessoa mais equilibrada, em harmonia e com uma visão otimista da vida.

Na moderna física quântica, o comportamento aparentemente estável da matéria foi substituído por "ondas e pacotes de energia". Na intimidade do mundo das moléculas e átomos, antigamente considerado o menor estágio da matéria, foram encontrados "campos de energia". O que restou desse mundo físico de aparência estável é uma "espuma quântica", onde matéria e energia se inter-relacionam.

O pensamento, como fonte de energia, interage tanto no estado psíquico como na matéria, podendo ser transformado tanto em fonte geradora de saúde e paz, como em distúrbios psicológicos e doenças físicas (obsessões, doenças mentais, doenças psicossomáticas, tumores, úlceras, etc.). A ciência comprova, a cada dia mais intensamente, a FORÇA DO PENSAMENTO.

Compreendendo que a energia do pensamento é fundamental para a nossa saúde, paz e felicidade, é importante que:


1.      Não descuidemos do que pensamos, falamos ou como agimos;
2.    Utilizemos o recurso da oração, bem sentida, para sintonizar com a espiritualidade superior;
3.     Façamos a despoluição da nossa psicosfera, substituindo atitudes negativas por positivas;
4.    Selecionemos programas de televisão, leituras, músicas, etc., com mensagens positivas e alegres;
5.     Retiremos velhas mensagens rançosas, limitadoras, esforçando-nos por melhorar, através do autodescobrimento; 
6.      Trabalhemos na causa do bem, não dando espaço para queixas;
7.      Apliquemos uma nova conduta individual inspirada em JESUS.

Somos nós que elegemos a região psíquica que queremos viver e na qual nos conduziremos na busca da realização interior. A responsabilidade é individual e intransferível, para a construção do nosso próprio mundo mental. Abrindo as comportas da mente para ideias renovadoras, estaremos nos harmonizando, aproximando-nos dos sentimentos superiores.

Como disse Jesus: VIGIAI (os pensamentos e atitudes, para que eles não entrem em contradição com a oração) e ORAI (para estarmos em contato mais próximos com o Pai).”




Nota do autor:
Dessa forma, podemos verificar a importância de simples atitudes e pensamentos no nosso dia-a-dia, por isso, é de grande importância que todos nós tenhamos o habito de praticar o Evangelho no Lar. 


Ainda, nessa mesma linha de pensamento, cabe a cada um de nós refletir sobre a Reforma Íntima: 

O que é a Reforma Íntima?

A Reforma Íntima é um processo contínuo de auto conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos o Divino Mestre, dentro e fora de si.

Por que a Reforma Íntima?
Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós, conduzindo-nos compativelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espírito.

Para que a Reforma Íntima?
Para transformar o homem e a partir dele, toda a humanidade, ainda tão distante das vivências evangélicas. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das ultimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e integrando-nos na preparação cíclica do Terceiro Milênio.

Onde fazer a Reforma Íntima?
Primeiramente dentro de nós mesmos, cujas transformações se refletirão depois em todos os campos de nossa existência, no nosso relacionamentos com familiares, colegas de trabalho, amigos e inimigos e, ainda, nos meios em que colaborarmos desinteressadamente com serviços ao próximo.

Quando fazer a Reforma Íntima?
O momento é agora e já; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.

Como fazer a Reforma Íntima?
Ao decidirmos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos, um dos meios mais efetivos é uma Escola de Aprendizes do Evangelho, cujo objetivo central é exatamente esse. Com a orientação dos dirigentes, num regime disciplinar, apoiados pelo próprio grupo e pela cobertura do Plano Espiritual, conseguimos vencer as naturais dificuldades de tão nobre empreendimento, e transpomos as nossas barreiras. Daí em diante o trabalho continua de modo progressivo, porem com mais entusiasmo e maior disposição. Mas, também, até sozinhos podemos fazer a nossa Reforma Íntima, desde que nos empenhemos com afinco e denodo, vivendo coerentemente com os ensinamentos de Jesus.


E finalizando o post de hoje, seria interessante a leitura e reflexão sobre a Questão 919 do Livro dos Espíritos, já publicada neste blog. 


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Onde estaria o espírito de Hitler?


O texto que publico abaixo é da autoria de Geraldo Lemos Neto baseado em suas conversas com Chico Xavier.


(...) Perguntei ao Chico sobre Hitler. Onde estaria o espírito de Hitler ? Chico então me contou uma história muito interessante. Segundo ele, imediatamente após a sua desencarnação, o espírito de Hitler recebeu das Altas Esferas uma sentença de ficar 1.000 anos terrestres em regime de solitária numa prisão espiritual situada no planeta Plutão. Chico explicou-me que esta providência foi necessária não somente pelo aspecto da pena que se lhe imputara aos erros clamorosos, mas também em função da Misericórdia Celeste em protegê-los da horda de milhões de almas vingativas que não o haviam perdoado os deslizes lamentáveis. Durante este período de 10 séculos em absoluta solidão ele seria chamado a meditar mais profundamente sobre os enganos cometidos e então teria nova chance de recomeçar na estrada evolutiva.

Quando o espírito de Gandhi desencarnou, e ascendeu aos Planos Mais Altos da Terra pela iluminação natural de sua bondade característica, ao saber do triste destino do algoz da humanidade na II Grande Guerra Mundial, solicitou uma audiência com Jesus Cristo, o Governador Espiritual da Terra, e pediu ao Cristo a possibilidade de guiar o espírito de Hitler para o Bem, o Amor e a Verdade. Sensibilizado pelo sacrifício de Gandhi, Nosso Senhor autorizou-o na difícil tarefa e desde então temos Gandhi como dos poucos que se aproximam do espírito de Hitler com compaixão e amor...

Impressionado perguntei ao Chico : Então Chico, o Planeta Plutão é um planeta penitenciária ?

E ele me respondeu : É sim, Geraldinho. Em nosso Sistema Solar, temos penitenciárias espirituais em Plutão, em Mercúrio e na nossa Lua terrena. Eu soube por exemplo que o espírito de Lampião está preso na Lua. É por isso que alguns astronautas que lá pisaram, sentindo talvez um frio na alma, voltaram à Terra meio desorientados e tristes. Soube de um até que se tornou religioso depois de estar por lá !

Como vemos o nosso Chico era capaz de desvendar muitos mistérios em torno da organização da vida mais além. E com que simplicidade e naturalidade ele nos falava dessas coisas ...