sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gato ou Cachorro...?



O princípio inteligente, durante o processo de manifestação na matéria, passa pelo reino animal. Mas será que isso significa que já reencarnamos como animais domésticos no passado?
 Nesta entrevista, Dr. Ricardo Di Bernardi, presidente do Instituto Espírita de Florianópolis, responde algumas questões básicas sobre o tema reencarnação e o mundo animal.

 APARTIR DE SUAS PESQUISAS, O SENHOR PODERIA DIZER SE TIVEMOS OU NÃO REENCARNAÇÕES EM ESPÉCIES NÃO-HUMANAS?
Seremos objetivos: Tivemos!
 HÁ REFERÊNCIAS DE AUTORES ESPIRITUAIS CONFIÁVEIS SOBRE ESTA QUESTÃO?
Com certeza. Kardec, Léon Denis, Emmanuel, Joanna de Ângelis, André Luiz...
 PODE CITAR UMA OBRA DE EMMANUEL, VIA CHICO XAVIER, EDITADA PELO FEB, QUE FALE SOBRE ISTO? INCLUSIVE DETALHAR PÁGINA OU QUESTÃO?
Sim. No Livro O Consolador, na questão 79: “Como interpretar nosso parentesco com as animais? Considerando que eles igualmente possuem, diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de inúmeras experiências chegarão, um dia, ao chamado reino hominal, como, por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação da angelitude”.
 LEMBRO, AGORA, QUE LÉON DENIS FALOU MESMO ALGO A RESPEITO... COMO ERA MESMO A FRASE?
Sim, no Livro O problema do Ser, do Destino e da Dor“O espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem”.

 E NAS OBRAS DA CODIFICAÇÃO, HÁ REFERÊNCIA CLARA SOBRE ESTA QUESTÃO?
Sem dúvida. Podemos encontrar em O Livro dos Espíritos, na questão 540, na resposta, no penúltimo parágrafo, o trecho: “... É assim na natureza, que tudo serve tudo se encadeia dedo o átomo até o arcanjo, que começou por ser átomo”.
 SEM QUERER SER INCONVENIENTE, MAS POSSO TER SIDO UM CACHORRO, GATO OU POMBO-CORREIO?
Não! Não fomos nada disso.

 POR QUÊ? COMO SABE?
Pelo motivo de que gatos, cães e pombos são espécies modernas, existentes há um tempo recente em relação aos bilhões de anos da história da Terra. Não existiam gatos e pombos há milhões de anos atrás. Descendemos de espécies primitivas que originaram a espécie humana.
MAS, DARWIN DISSE QUE O HOMEM DESCENDEU DO MACACO...
Alto lá! Darwin jamais disse isto. Quem disse foram os jornais da época. Não podemos ter descendido dos macacos, pois são espécies modernas.

 COMO FOI ENTÃO?
Seguindo as orientações de André Luiz em Evolução em Dois Mundos, em Estudos Espíritas, de Joanna de Angelis, e outros autores, o homem descendeu de ceares bípedes primitivos que foram se transformando até surgir o Homo Sapiens.
Veja: Eu e meu primo somos contemporâneos. Eu não posso descender de meu primo. Eu e meu primo descendemos de um mesmo avô. Macacos e homens são primos distantes, portanto, descendem de ancestrais distantes. Não podem descender um do outro. Darwin esclareceu muito bem isto. André Luiz e Joanna de Ângelis também.
 O SENHOR TEM LIVRO, DE SUA AUTORIA, A RESPEITO?
Sim. Reencarnação e Evolução das Espécies, publicado pela Editora Universalista, onde abordo bem detalhadamente o assunto.

 QUE ALÍVIO SABER QUE NÃO FUI UM CACHORRO!
Bem, para brincar um pouco: Minha mulher ainda pensa que sou um gato! Melhor não levá-la ao oftalmologista...

-----------------
Fonte:
Rede Amigo Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário